quarta-feira, 7 de junho de 2023

O SEU IMPOSTO MUDANDO VIDAS

Você, pessoa física ou jurídica, pode fazer a diferença neste período de Declaração do Imposto de Renda. A Prefeitura de Frei Inocêncio, lançou a campanha para incentivo a doação de recursos para o Fundo Municipal do Idoso, através da Declaração de Imposto de Renda 2023.
Como ocorre todo ano, ao fazer a declaração, o contribuinte pode destinar parte de seu imposto para projetos sociais. A Receita Federal libera a destinação de até 6% do valor total para instituições, sem nenhum prejuízo ou acréscimo ao valor da declaração. No momento do preenchimento, o contribuinte pode escolher para qual fundo doar e em qual âmbito (nacional, estadual ou municipal).

Como doar:

O Contribuinte pode fazer a doação no ato do preenchimento da declaração do Imposto de Renda, com percentual de até 6% do valor do imposto. Quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição.

Para realizar o procedimento de doação o contribuinte deverá optar pela “Tributação Por Deduções Legais”, após efetuar todos os lançamentos relativos à sua declaração de Imposto de Renda. O próximo passo é acessar a Ficha de Declaração “DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO”. Neste item terá as opções disponíveis de instituições que podem ser encaminhadas as doações, incluindo o Fundo Municipal do Idoso – FMI.

Após este primeiro passo, é necessário gerar e realizar o pagamento do DARF. Mas não se preocupe! Caso você tenha imposto a receber, o valor doado será somado a sua restituição atualizado pela taxa Selic ou o valor destinado será abatido do que você deveria pagar de imposto.

Para mais informações, procure o seu contador.